Naquela Metamorfose Ambulante


 

Já paramos alguma vez para pensar na ideia de quão ruim é se acomodar apenas em uma ideologia, seja ela social, política, cultural, religiosa e etc. Estar aberto a diferentes ideias pode abrir mentes! Raul Seixas ao criar a letra “metamorfose ambulante” aborda esse pensamento de forma divertida. Mas e na vida real como seria abordada essa mudança?

“Metamorfose quer dizer aquilo que muda constantemente, tanto na forma quanto na estrutura, no hábito e na natureza. Já ambulante é algo que se locomove, perambula e migra sem se manter em um lugar fixo.

Então a junção dessas duas palavras: metamorfose ambulante, quer dizer que a pessoa prefere mudar sem se preocupar onde está naquele exato momento, contanto que continue se transformando.”

Nunca sentimos, na vida real, a felicidade que acreditamos existir, pois a mudança acontece lenta e naturalmente deixando despercebido os fragmentos da beleza da evolução. Ao passar do tempo a vida dá sinais que por questões religiosas e capitalistas nos é plantada na mente desde de pequeninos para não direcionarmos o foco nas belezas existenciais e nos sinais que a natureza nos dá. Prova disso a pouca atenção que damos as “borboletas”; na cultura dos nativos americanos e xamânicos, as borboletas são sinônimas de alegria, liberdade, criatividade e mudança. O maior exemplo de metamorfose real que conhecemos.

Quando você pensa sobre a borboleta e seu ciclo de vida, ela contém um grande significado espiritual. Começando como um ovo, ela nasce como uma lagarta. Em seguida, entra no próximo estágio onde se torna um casulo. E, finalmente, a magnífica borboleta emerge em toda a sua glória alada.

Você já notou a beleza fugaz de uma borboleta enquanto ela flutua? As borboletas possuem qualidades interessantes! Elas parecem etéreas e frágeis, bem como fadas dançando no ar.

As borboletas também passam a mensagem de transformação e evolução. Quando vemos borboletas, estamos recebendo uma mensagem de poder animal. Isso significa que devemos fazer uma análise de nossas vidas, e definirmos o que está seguindo seu caminho e o que precisa ser mudado.

Essas belas criaturas fazem mais do que apenas ser bonitas e polinizarem flores. Elas podem servir como mensageiras espirituais, tanto literalmente como figurativamente.

Em muitos aspectos, as borboletas servem como uma metáfora para a jornada espiritual da alma. Sua metamorfose representa nossa própria transformação espiritual. Começamos como um ser e aprendemos a funcionar dentro deste mundo, bem como a lagarta. Nós rastejamos ao longo da vida em nossas atividades diárias, mas buscamos um significado mais profundo ao passar dos anos.

Eventualmente, seguimos essa jornada interior para entrar em contato com o nosso eu interior, bem como envolver-nos em um casulo. Meditamos, oramos, lemos e estudamos verdades espirituais. Voltamos nosso foco para dentro de nós. Em algum momento, estamos prontos para emergir e compartilhar nossa verdadeira essência com o mundo. Bem como a borboleta, nós abrimos nossas asas e voamos. As borboletas possuem vidas relativamente curtas, a maioria vive por apenas uma semana ou duas no máximo. Algumas espécies como a monarca podem viver até seis meses.

Diferente delas na maior parte da nossa vida, deixamos de leva-la com a leveza que ela merece, é estranha a ideia de levar a vida com leveza e a levamos a sério demais por sinal.

A vida não é tão longa quanto imaginamos, acabamos gastando-a com preocupações excessivas deixando de fazer a passagem como um passatempo não fazendo as coisas que realmente gostamos enquanto podemos. Mesmo assim, isso não é muito tempo para os humanos. Isso também serve como um lembrete para nós. Embora vivamos muito mais do que a borboleta, a vida é fugaz e o tempo se move rapidamente.

Às vezes, não percebemos isso e, de repente, os anos já se passaram. As Borboletas nos ensinam a aproveitar o momento presente e aproveitar ao máximo nossa existência aqui na terra. Elas também nos lembram que a morte é apenas uma outra transformação

Essas criaturas poderosas são reverenciadas em muitas culturas xamãs, especialmente entre os nativos americanos. Cada uma delas tem qualidades e forças específicas que podem muito nos ensinar. Borboletas representam alegria, liberdade, criatividade e mudança. Seus poderes transformadores também simbolizam a transformação e a evolução da alma.

Quando você vê uma borboleta em seus sonhos ou na realidade, isso pode ser considerado uma mensagem. Pare por um momento e dê uma olhada no que está acontecendo em sua vida. É hora de fazer algumas mudanças? Ou talvez você já esteja passando por uma transformação na vida? Se assim for, essa criatura poderá lhe fornece a força para seguir em frente e também pode lembrá-lo de desfrutar de sua liberdade e criatividade, para não levar a vida muito a sério. Da mesma forma, grupos de borboletas indicam as mesmas mensagens, apenas de forma mais urgente e proeminente.

 

A borboleta no espiritismo é referência de renovação, para os espíritas, ela simboliza a reencarnação. A reencarnação é o regresso da alma para outro corpo, uma nova vida.

A borboleta também transmite outras notícias espirituais. Os anjos comunicam-se frequentemente conosco através das borboletas. Quando uma borboleta aparece em seu meio, pode ser o seu anjo da guarda ou espírito guia enviando-lhe um sinal. É difícil ignorar a presença de uma borboleta, então, considere isso como um comunicado importante.

Alguns veem a borboleta como um símbolo da Ressurreição, enquanto outros a consideram como a essência da alma de um falecido.

Há um velho ditado irlandês que diz: “As borboletas são as almas dos que já se foram e estão esperando para passar pelo purgatório.”

Lendas contam que por usa vez, a borboleta branca simboliza a serenidade, a calma, a paz. Para a tribo norte-americana zuni, as borboletas brancas simbolizam um verão chuvoso. Até por volta de 1600 na Irlanda, era proibido matar uma borboleta branca, pois se acreditava que ela era a alma de uma criança.

 

Em 2004 foi lançado um filme de grande sucesso chamado “O EFEITO BORBOLETA”

Uma das mensagens principais é que certas coisas pontuais, como, por exemplo, as pessoas que conhecemos ou uma oportunidade de emprego, estão predestinadas a acontecerem. O modo como essas coisas vão acontecer e quanto tempo vão durar depende de nossas escolhas, e é aqui que entra o “efeito borboleta

 

Efeito borboleta foi uma metáfora utilizada pelo meteorologista Edward Lorenz, professor do Instituto de Tecnologia Meteorológica de Massachusetts, para explicar a impossibilidade de previsão de fenômenos atmosféricos por mais que alguns dias, em 1969 no 139º American Association for the Advancement of Science.



 

Simbologia da Borboleta:

 

·         A borboleta é o símbolo do renascimento para a psicanálise moderna, que é representada com asas de borboleta.

·         No cristianismo a borboleta representa e simboliza a ressurreição.

·         Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta.

·         Por outro lado, no mundo sino-vietnamita a borboleta exprime a longevidade ou está associada ao crisântemo, o qual simboliza o outono, ou seja, a renovação, uma vez que no outono ocorre a queda das folhas.

·         Para os astecas e os maias, a borboleta simbolizava o deus do fogo Xiutecutli, o qual levava como emblema um peitoral chamado “borboleta de obsidiana” que simbolizava a alma ou o sopro vital que escapa da boca de quem está morrendo.

·         Os Balubas e os Luluas do Kasai, do Zaire central, também associam a borboleta com a alma. Para eles, o homem segue o ciclo da borboleta desde sua nascença até sua morte.

·         Na mitologia irlandesa, a borboleta simboliza a alma liberta de seu invólucro carnal, da mesma maneira que na simbologia cristã.

·         No Feng Shui, o uso de borboletas é considerado o mesmo que o uso simbólico de pássaros. Ambos, pássaros e borboletas, estão a voar livremente, e isto comunica com o desejo humano de uma vida livre e feliz perto do Paraíso. Uma vez que o Amor é o sentimento mais significativo que faz as pessoas “voar”, a borboleta é o símbolo mais comum usado como cura para o Amor e Romance no Feng Shui.

Ao fim a vida não passa de uma história absurda contada pelo acaso. Então por que não aproveitar este estranho passatempo o máximo que pudermos, a vida não é suficientemente longa ou boa para que nos arrependamos de nossas ações – isso já seria uma pura perda de tempo com um remorso inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário