Inconsciência Negra

Muitas mentiras ainda são contadas no processo de evolução humana! E o fim da diferença da cor de pele é uma delas. Qualquer um se perguntado sobre racismo ou preconceitos tenta evitar o diálogo, porque se mostrar como realmente pensa!!! (Puta que o Pariu). " (Puta) Elemento utilizado na linguagem africana para qualificar algo ou alguém como grande ou excelente: Exemplos: “Uma puta homem”, “Uma puta casa”; originário do Quicongo “mbuta” que significa notável, melhor. Também significa a forma apocopada de prostituta."
Ninguém nasce racista ou preconceituoso, isso se adquire, se aprende, se desenvolve e se põe em pratica mesmo que
 imperceptivelmente. (Racismo Velado).

Zumbi dos Palmares, lutava pelas causas de liberdade e defesa de seu povo e sua raça, foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Por essa razão, a data foi instituída em homenagem à sua morte. A proposta da data é levar todos a uma reflexão sobre o preconceito racial, entretanto, a falta de consciência do dia da Consciência Negra torna a comemoração insignificante.
Em 2003, o presidente Lula aprovou a lei que inclui o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e torna obrigatório o ensino de história da África nas escolas públicas e particulares do país. Apesar da lei, a maior parte das escolas do país não tem um trabalho efetivo para a valorização da cultura negra. Nos livros didáticos, o negro aparece principalmente em dois momentos: em menções à abolição da escravatura e ao apartheid.

Poucos conhecem o DENGO ou o BANZO, poucos se interessam sobre os lamentos negros.


Pq o dia da consciência negra?
 

1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola

1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários

1871 - Lei do Ventre Livre - quem nascia livre?

 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre?

1888 - Abolição (atentem, foram 388 anos de escravidão) 

1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Eram mesmo "livres"? Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Vc sabe a cor predominante nos presídios hoje? 

1968 - Lei do Boi: 1a lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades (volte e releia sobre a lei de 1850!!!)

1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo enquanto injúria racial e nada acontece.

2001 - Conferência de Durban, o Estado reconhece que terá que fazer políticas de reparação e ações afirmativas. Mas, não foi porque acordaram bonzinhos! Não foi sem luta. Foram décadas de lutas para que houvesse esse reconhecimento! E olha que até hoje tem gente que ignora, hein!

2003 - Lei 10639 - estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Que convenhamos não é cumprida, né?

2009 - 1a Política de Saúde da População Negra. Que prossegue sendo negligenciada e violentada (quem são as maiores vítimas da violência obstétrica?) no sistema de saúde.

2010 - Lei 12288 - Estatuto da Igualdade Racial. Em um país que se nega a reconhecer a existência do racismo.

2012 - Lei 12711 - Cotas nas universidades. A revolta da casa grande sob um falso pretexto meritocrático.

Todas essas datas marcam uma mudança do estilo do chicote do feitor onde a polícia substitui o “capitão do mato e o Parlamento representa a "Casa Grande". É facil martirizar com chicote o mais fraco.

Muita coisa de nossa cultura vem da África e dos africanos que foram sequestrados para cá (dos quais descendemos em maioria, já que no auge do crime da escravidão, a população negra era e se manteve, maioria).

Inverteram a forma de se acreditar no racismo quando a Necropolítica de classe e raça impede que tenhamos acesso à iguais condições.

Nossa sociedade é racista, escravocrata, covarde e vingativa. 

Nas Senzalas Sociais ainda vemos alguns textos racistas do tipo:

“Os cara trouxe o ebola pro brasil e dps não querem que falem mal de preto”;

“Eu to tranquila com esse negócio de ebola porque só preto que pega”;

“fiz um café tão preto que já passou ebola pra 4 canecas aqui”

"O lugar de vocês é no tronco. Fora negro!

É lamentável que em pleno século XXI tenhamos que resgatar nossa história que só reafirma nossa identidade multiétnica, tendo que combalir com duras leis e instituições cada vez mais vigilantes manifestações odiosas de racismo e intolerância que apenas segregam e empobrecem a essência multicultural formadora da nação brasileira.

Em hipótese alguma, manifestações de intolerância e racismo podem estar protegidas sob o manto da garantia constitucional da liberdade de expressão.

por: Perifa Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário